Sociedade Brasileira de Fisiologia
SBFis é associação Civil com fins não-econômicos, com sede e foro na Cidade e Comarca de São Paulo, Estado de São Paulo, no ICB-III/FeSBE Avenida Prof. Lineu Prestes, 2415 Butantã. Entre os objetivos da SBFis está o de promover o desenvolvimento da fisiologia, facilitar o contato entre pessoas interessadas nessa especialidade e tornar acessível ao bem estar da comunidade os conhecimentos fisiológicos; propugnar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino da fisiologia, contribuir para o progresso da ciência em geral e incrementar a formação de novos pesquisadores na área da fisiologia.
Atuando em prol do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em nosso país, a Sociedade propôs APCN à Capes de modelo inovador de Programa de Pós-Graduação stricto sensu: programa na forma associativa resultante da articulação entre programas consolidados na área das Ciências Fisiológicas e a Sociedade Brasileira de Fisiologia com objetivo principal de reduzir as assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação estimulando a atuação de grupos de docentes, formados na área e com grande potencial formador e produtivo, atuando em instituições sem Programa de Pós-Graduação (PPG) nas ciências fisiológicas e que a implementação de PPG independente é inviável por diversos fatores estruturais.
A SBFis tornou-se a primeira Sociedade a ser proponente e coordenadora de Programa de Pós-Graduação stricto sensu. Atualmente, este programa congrega 6 Programas Consolidados em Fisiologia (Unidades Nucleadoras) e 14 Instituições Associadas (Unidades Associadas) onde atuam os grupos de docentes com excelente qualificação e infraestrutura adequada para o desenvolvimento dos projetos, acrescido da infraestrutura das Nucleadoras para a formação dos estudantes.