Image by National Cancer Institute

Coordenação do Colegiado Geral

Image-empty-state.png

Rita Cássia Menegati Dornelles

Graduada em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo. É Professora na Universidade Estadual Paulista/UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Departamento de Ciências Básicas. Coordena o Laboratório de Fisiologia Endócrina e Envelhecimento, onde são realizados estudos sobre os mecanismos fisiológicos envolvidos na senescência feminina, com enfoque em neuroendocrinologia e metabolismo ósseo. É líder do Grupo de Pesquisa Biologia do Envelhecimento, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e bolsista produtividade 2. Faz parte do grupo de editores e revisores de periódicos na área de envelhecimento, metabolismo ósseo e fisiologia. Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL). Atualmente atua como Vice Supervisora do Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE) - Unidade Auxiliar Complexa/UNESP, Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas/SBFis e Pró-Reitora de Pós-Graduação/SBFis.

Image-empty-state.png

Alex Sander da Rosa Araujo

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado e Doutorado em Fisiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia (PPG CB -Fisiologia), e Pós-doutorado (Pós- Doc Júnior - CNPq) no Laboratório de Fisiologia Cardiovascular-UFRGS. Possui experiência como Bioquímico em Análises Clínicas, assim como docente no magistério superior no Centro Metodista IPA (nas disciplinas de bioquímica e hematologia), na Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Fisiologia e Farmacologia). Atualmente é Professor Associado II no Departamento de Fisiologia e Coordenador da Comissão de Graduação da Biomedicina (COMGRAD-Biomed) do Instituto de Ciências Básicas da Saúde-UFRGS. Foi membro da Comissão de pesquisa do ICBS-UFRGS, da COMGRAD-Biomed, do Colegiado do Departamento Fisiologia e, por fim, Coordenador do PPG CB-Fisiologia. A linha de pesquisa permeia temas tais como: impacto dos hormônios da tireóide sobre infarto do miocárdio e a ação de moléculas com potencial antioxidante (pterostilbeno) sobre remodelamento cardíaco induzido pela isquemia.

Coordenadora e Vice-Coordenador do Programa

Presidente e Reitora da SBFis

Image-empty-state.png

Patricia Rieken Macedo Rocco

Médica, Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Pesquisadora 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Suas linhas de pesquisa versam acerca do entendimento da patogênese e desenvolvimento de estratégias terapêuticas para reduzir a morbidade e mortalidade de doenças respiratórias (Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma), COVID-19 e sepse. Autora e co-autora de mais de 350 artigos científicos e 120 capítulos de livro. Eleita Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências. Membro da Rede-Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Presidente da América Latina da International Society of Cell Therapy (2019-2021) e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (2021-).