Robson Amaro Augusto da Silva

Robson Amaro Augusto da Silva

Mestrado, Doutorado

Currículo Lattes

Afiliação

Universidade Federal da Bahia

Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)

Núcleo de Biointegração

Graduação- Biotecnologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição.
Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas

Linha de Pesquisa

Farmacologia de produtos naturais e sintéticos, Fisiologia do exercício físico, Fisiologia e farmacologia da dor, da inflamação e da reparação tecidual

Formação Acadêmica

Graduação

Biomedicina, UFPE, 2003

Patologia Humana, Fiocruz/UFBA, 2006

Mestrado

Patologia Humana, Fiocruz/UFBA, 2008

Doutorado

Pós-doc

Resumo das atividades

Em nosso laboratório estamos vinculados a estudos voltados para o maior de entendimento de mecanismos imunopatológicos associados tanto a doenças infecciosas como a doenças crônicas não transmissíveis. No eixo voltado para a Imunopatologia de doenças infecciosas, estamos estudando atualmente formas de controle de cepas de Staphylococcus aureus resistentes a antibióticos utilizando fototerapia. Utilizando diferentes linhagens de camundongos estamos procurando entender como este tipo de terapia auxilia no controle da infecção e como ela modula a resposta inflamatória no hospedeiro. No eixo voltado para a Imunopatologia associada a doenças crônicas não transmissíveis, estamos estudando as interações entre a prática de atividade física e a influência da composição corporal na resposta inflamatória de pacientes com diabetes e hipertensão.
Dentre as principais técnicas que utilizamos podemos destacar: Imunohistoquímica, ELISA, análises anatomopatológicas com morfometria, culturas de células, análises antropométricas por bioimpedância e diferentes abordagens de indução de infecção em modelos animais.

Contato

(77) 3429-2709